sábado, 16 de agosto de 2014

A confiança de Ana


"...eu sou uma mulher atribulada de espírito" (1Sa 1:15).

A Bíblia nos diz que Ana e Penina eram esposas de Elcana. Mas enquanto "Penina tinha filhos" ela "Ana não os tinha". Ana queria muito ter um filho, pois naquela época as mulheres que não tinham eram mal vista, a Bíblia diz que "o Senhor lhe tinha cerrado a madre" (1Sa 1:5b).Mas porque será que o Senhor havia impedindo-a de ter filhos?
Ana tinha todo amor do marido, mas Penina não, Penina só tinha uma atenção a mais do marido pelos filhos que tinha, então Penina provocava Ana, pelo ciúmes, por se sentir mal amada  etc.
Ana era perseguida por Penina e vivia triste, chorando seu semblante era de amargura. O seu desejo não estava coincidindo com o desejo de Deus na sua vida naquele momento. O tempo de Deus é diferente do seu tempo.
Apesar da tristeza que carregava consigo, ela tinha um marido que a amava. Ele, muitas vezes, a via chorando. Mas, numa certa ocasião, quando ele e toda a sua família vieram a Siló para fazer sacrifícios ao Senhor, ele a viu chorando e perguntou-lhe: 
"Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?" (1Sa 1:8)

 Elcana não compreendia  o  imenso desejo dela de ter um filho, Ana o amava mas queria ter o privilegio de ser mãe.
Depois que Ana ouviu o seu marido, Elcana, perguntar-lhe se ele não era "melhor do que dez filhos", ela levantou-se como uma atitude de revolta, não do marido mas da situação, e foi para o templo orar e derramar toda sua amargura ao Senhor, pois confiava que Ele a atenderia e tiraria o que estava angustiando sua alma. Ana orava e chorava com "amargura de alma". Deus estava com ela e ouviu quando ela Lhe pediu um filho. Este pedido, no entanto, veio acompanhado de um voto. Ela disse:
"Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha" (1Sa 1:11).

 este voto que Ana fez, não foi fácil. Mas ela, certamente, cria e confiava, ela não queria mais todo aquele sofrimento e através dessa atitude de fé de colocar Deus e primeiro lugar, de sacrificar seu filho em serviço a obra de DEUS. Imediatamente Ele a ouviu tirou toda sua amargura, tirou o peso do sofrimento.
Enquanto Ana chorava e orava silenciosamente, apenas movendo os seus lábios, o sacerdote do templo, Eli, a viu e pensou que ela estivesse embriagada. Ele a repreendeu mas ela, amorosamente, respondeu:
"... Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor" (1Sa 1:15).

veja como Ana reagiu. Ela falou com voz mansa, com respeito e dizendo exatamente o que ela estava fazendo.
Será que eu ou você usaríamos o mesmo tom de voz (talvez nos revoltássemos e aumentássemos um pouquinho a nossa voz)
Será que eu ou você teríamos o mesmo respeito e reverência?

Vemos na Palavra de Deus que o sacerdote, diante do modo respeitoso e sincero de Ana lhe disse:
"... Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste" (1Sa 1:17).

A partir daí, o quadro da vida de Ana mudou.
Ela saiu do templo feliz e com certeza que a sua vida, a partir daquele momento, iria mudar.
A Bíblia nos diz que ela "... foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste" (1Sa 1:18).
Ana, creu, pois o semblante já não era o mesmo.
Pela fé, , renuncia e sacrifício, ela teve a resposta de Deus, Deus se agradou de sua confiança e entrega.
este é o exemplo a ser seguido por nós. Devemos confiar, busca a resposta primeiro em Deus, não se abater, quanto vier os problemas as dificuldades.
Enquanto Ana ficou chorando pelos cantos, triste e amargurada ,ela não teve resultado do que queria, mas quando se levantou e tomou uma atitude imediatamente Deus veio em seu favor.
Por que ficar triste? Por que não confiar? Amiga creia confia, levante-se e busque em Deus que terá sua resposta, Ele deseja o melhor para nós!

A fé depositada por Ana no Senhor, finalmente foi concretizada. Ela teve um filho! Samuel nasceu e ficou com ela apenas dois ou três anos.
Ela amamentou seu filho e o preparou para entregá-lo a Deus.
Ela foi fiel no que havia prometido ao Senhor. Samuel se tornou um grande profeta, que serviu a Deus até o fim de sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário